Aneurisma da Aorta

O que é?
É uma dilatação anormal localizada em um segmento da aorta (o maior vaso sanguíneo do corpo humano) responsável pela distribuição do sangue do coração para as demais artérias.


A localização mais frequente é na região abdominal. Em casos que ocorrem expansão progressiva, pode resultar em ruptura do aneurisma, situação com alto risco de morte. O ideal é que o tratamento seja realizado antes que ocorra a ruptura.


Como Detectar?
Paciente com fatores de risco devem ser avaliados por um Cirurgião Vascular. Para aneurismas no segmento abdominal, exame ultrassonográfico do abdome pode detectar a presença de dilatações; Para aneurismas no segmento torácico, exames tomográficos podem ser realizados, quando indicados.


Quando tratar?
Habitualmente, aneurismas abdominais que apresentem mais de 5 cm de diâmetro devem ser tratados, devido ao risco de ruptura. Além disso, aneurismas que apresentam crescimento rápido devem ser corrigidos pela mesma razão.
Eventualmente, em pacientes com sintomas, a correção pode ser necessária para aneurismas com diâmetros menores. Em pacientes com ruptura, é necessária a correção em caráter de emergência, situação gravíssima e de alta mortalidade.


Fatores de Risco:
Sexo masculino;
Tabagismo;
Histórico familiar;
Idade acima dos 60 anos;
Hipertensão.


Como Tratar?
A grande maioria dos pacientes com aneurismas de aorta, atualmente são tratados por técnica endovascular, minimamente invasiva, com o implante de endopróteses através das artérias femorais, localizadas nas virilhas.


Pacientes que apresentem dificuldades anatômicas para correção, podem necessitar de correção por técnica cirúrgica convencional.


Como prevenir?
Parar de fumar;
Manter um controle adequado da hipertensão;
Pacientes com antecedente familiar devem ser avaliados por um Cirurgião Vascular para um diagnóstico precoce.

Fale conosco:

(51) 98179 4186 | (51) 3084 5566
  • Instagram
  • Facebook ícone social

Instagram

Facebook

LOGO-SBACV-RS-327PX.png